Sérgio Niza: escritos sobre educação

Texto de apresentação do livro Sérgio Niza: escritos sobre educação, da autoria de Jorge Ramos do Ó

.

“A leitura do conjunto dos escritos e das intervenções de Sérgio Niza deixa perceber a firme convicção de que só a “organização cooperativa do trabalho criativo” pode romper positivamente com o problema maior dos projetos pedagógicos do Estado-nação – o da associação entre disciplina e liberdade – e com a tese correlata, tornada banal no presente, de que o aluno gosta de ser dirigido em cenários onde deva aprender, paulatina e voluntariamente, a submeter-se ao que passa por verdadeiro, à ordem e à autoridade estabelecidas.”

Leitura do texto integral em pdf [>]

 jorgedoo

 

.

 

Sérgio Niza: Escritos sobre Educação

>Sérgio Niza

Co-fundador do Movimento da Escola Moderna e um dos maiores pedagogos portugueses contemporâneos,uma antologia de textos entre 1965 e 2011.

 

>

sn

[Ver interior]

 

 

 

 

 

 

 

 

>

«Entre o início dos anos 60 e os dias de hoje, a sua palavra, isto é, a sua ação, tem promovido ideias e encontros que marcam as nossas histórias, pessoais e coletivas.Nestes cinquenta anos, Sérgio Niza tem-se batido pela transformação da instituição escolar, por uma escola de todos que permita a cada um ir o mais longe possível no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

Sérgio Niza é um homem do diálogo. Com grande sensibilidade, põe-nos a conversar uns com os outros, e com ele, à procura das perguntas e das respostas que nos inquietam como educadores e professores. A linguagem cresce a comunicar. A sua vida é inseparável do mais importante movimento pedagógico português, o Movimento da Escola Moderna, que ajudou a criar em 1966 e do qual tem sido a principal referência.

Este livro é um registo do que Sérgio Niza foi conversando connosco durante a sua vida. É uma memória, é um arquivo, que pode ser lido de todas as maneiras, sem qualquer ordem. Repositórios deste tipo são fundamentais para guardar e divulgar um património intelectual que, de outro modo, ficaria disperso e inacessível.»

— António Nóvoa

 

pvp: 23.9 euros

[ler sobre Sérgio Niza]

tema(s):Educação Ensaio

coordenação: António Nóvoa, Francisco Marcelino

e Jorge Ramos do Ó

1.ª edição: Julho de 2012

n.º de páginas: 712

tipo de capa: Brochada

formato: 14×21 cm

isbn: 978­989­671­1276

A compra do livro pode ser efetuada nas livrarias habituais. Se não encontrar pode enviar um e-mail para

 centroderecursosmem@gmail.com

que nós ajudamos.

[ver o livro na editora]

©2017 Movimento da Escola Moderna - Todos os direitos reservados