Oficina “Entrar no mundo da escrita”

Pretende-se com esta Oficina de Formação, destinada a Educadores de Infância, sensibilizar os formandos para o facto de as crianças terem já construído conceções acerca da linguagem escrita antes do ensino formal da leitura e da escrita.

Tais conceções relacionam-se com o modo como as crianças se apropriam da escrita no convívio social.

O conhecimento das formas como as crianças pensam sobre a linguagem escrita é fundamental para que os formandos possam delinear estratégias e planificar atividades pedagógicas potencializadoras do desenvolvimento destas conceções.

 

No final desta ação, os formandos deverão ser capazes de:

- Compreender a importância das conceções das crianças acerca da linguagem escrita para a aprendizagem da escrita e da leitura.

- Desenvolver práticas de utilização funcional da escrita e da leitura.

- Valorizar as tentativas de escrita e de leitura das crianças antes de saberem ler e escrever.

- Conhecer a evolução das conceções das crianças acerca da linguagem escrita, antes de saberem ler e escrever.

- Planificar estratégias e atividades potencializadoras do desenvolvimento das conceções das crianças sobre a escrita e a leitura.

 

Conteúdos da ação

- O que é preciso compreender para aprender a ler e a escrever.

- Ler e escrever em situações funcionais.

- Aceitar as primeiras tentativas de escrita e de leitura das crianças.

- Conhecer as primeiras conceções sobre a linguagem escrita – Tentativas de leitura.

- Conhecer as primeiras conceções sobre a linguagem escrita – Tentativas de escrita.

- Delinear estratégias pedagógicas de convívio com a escrita e ensaiar a sua produção.

A avaliação processa-se a partir da análise de um portefólio individual, complementada pela informação recolhida através do processo de avaliação contínua e cooperada realizado ao longo das sessões presenciais da oficina de formação.

 

 

©2017 Movimento da Escola Moderna - Todos os direitos reservados