Oficina de Iniciação ao Modelo Pedagógico do MEM

Pretende-se com a Oficina de Iniciação ao Modelo Pedagógico do MEM transferir, para as práticas profissionais de educadores e professores, as competências e os valores adquiridos no contexto do trabalho de cooperação para estudo e assimilação das componentes do modelo pedagógico do MEM, procedendo por aproximações sucessivas a uma transformação isomórfica das práticas educativas por decorrência das vivências realizadas nas práticas de formação na oficina.

São constituídas por grupos de 15 a 20 formandos que, ao longo de 50 horas (25 presenciais e 25 para trabalho autónomo intercalar entre sessões), produzem materiais, realizam projetos, constroem e estudam textos, divulgam trabalhos, avaliam e são avaliados nas suas realizações.

Trabalha-se o modelo pedagógico pela abordagem:

- do desenvolvimento da formação democrática na escola;

- da organização social das aprendizagens;

- do tempo de trabalho nos projetos dos alunos;

- do tempo de comunicação dos alunos e do tempo dos professores;

- do tempo de estudo autónomo;

- do Plano Individual de Trabalho;

- do ensino interactivo para ajuda às aprendizagens;

- da avaliação, planeamento e regulação dialógica, em cooperação educativa.

Nesta modalidade de formação exige-se um Diário Colectivo do Grupo, que desempenha um papel equivalente ao Diário de Turma, utilizado no âmbito do modelo pedagógico do MEM. O Diário do Grupo é construído regularmente nas sessões presenciais.

Procede-se a um balanço intermédio do seu conteúdo numa das sessões reservadas para o efeito.

Faz-se um balanço final, na última sessão presencial, a partir do Diário de Grupo, complementado pela exposição dos Portfólios produzidos pelos formandos que, nesse momento, preenchem as fichas de avaliação da ação.

©2017 Movimento da Escola Moderna - Todos os direitos reservados